top of page

Como é feito Projeto de lei de Vereador?


ree

Projeto de lei de um Vereador é uma proposta legislativa que tem o objetivo de criar, alterar ou revogar uma ou mais leis do município. O vereador é responsável por apresentar projetos a Câmara Municipal, que é constituída por uma banca de vereadores eleitos pelo povo a cada 4 anos para representar os interesses da população e legislar sobre assuntos de interesse público, sendo o órgão legislativo do município. No Brasil, todos os município possuem sua própria Câmara Municipal e, consequentemente, seus vereadores.


O encaminhamento de Projeto de Vereador:

O Projeto deve seguir todas as etapas que incluem um processo legislativo para seu desenvolvimento para que se torne uma lei municipal. De inicio, o vereador deve apresenta a proposta a Câmara Municipal, onde o projeto é encaminhado para análise em uma comissão temática, que são órgãos formados para debater, avaliar a viabilidade e legalidade do projeto e votar as propostas legislativas relacionada ao tema do projeto apresentado. Após a análise, o projeto é colocado em pauta para votação em plenário. Para que seja aprovado, é necessário a maioria dos votos dos vereadores seja a favor da proposta. O projeto sendo aprovado é encaminhado para a sanção do prefeito, que tem o poder de vetá-lo ou sancioná-lo, tornando-o uma lei municipal.


Sua importância:

Um projeto de vereador deve ser considerado de suma importância, devido que é por meio dele que são criadas as leis que serão adotadas no município. Essas leis são responsáveis por se fazer cumprir as diretrizes que fazem parte do projeto, que pode conter muitos dos direitos e deveres dos cidadãos, e regulamentações em áreas de saúde, educação, transporte, habitação, meio ambiente, lazer, urbanismo, entre outras, trazendo grandes benefícios e melhorias na qualidade de vida da população, e também trazer estímulos ao desenvolvimento econômico, social, cultural, industrial e outros mais.

 
 
 

Comentários


bottom of page