Programas de Defesa Animal
Como a saúde humana, animal e ambiental podem ser combinadas para prevenir problemas de saúde municipal?
É fundamental adotar uma abordagem intersetorial e interdisciplinar para prevenir e controlar rapidamente os problemas de saúde relacionados às zoonoses. Podemos prever e reduzir os surtos de doenças usando dados de saúde humana, animal e ambiental para vigilância, prevenção e controle.
Na Atenção Primária à Saúde, as equipes multiprofissionais (eMulti) poderão ter médicos veterinários. O novo modelo, lançado pela Portaria GM/MS 635/2023, garante que os funcionários tenham especialistas de várias áreas, permitindo que os responsáveis pela saúde do animal trabalhem juntos.
O médico veterinário tem um conhecimento interdisciplinar e é importante no contexto da saúde pública porque ajuda a prevenir e promover a saúde humana por meio da notificação e controle de zoonoses, inspeção e fiscalização sanitária de produtos de origem animal e programas de educação sanitária e ambiental.
Os artigos 6 e 12 ao 18 da Lei Orgânica da Saúde permitem que o médico veterinário atue nas vigilâncias em saúde, nas Comissões Intersetoriais e Permanentes e nas Direções Nacional, Estadual e Municipal.
Desta forma implementar uma estrutura adequada que permita o atendimento veterinário na Saúde Pública é de extrema importância, pois além do atendimento convencional, se pode integrar programas eficazes de controle populacional desses animais.
Esses programas devem incluir censos ou estimativas da população animal; registro, identificação e concessão de licenças; controle da reprodução através de castrações; educação e conscientização; seleção seletiva de animais; destino adequado; e controle do comércio, e programas de adestramento para serviços de cunho social, junto a hospitais, segurança publica e deficientes visuais.
A saúde pública veterinária visa proteger e promover a saúde humana ao cuidar de animais por meio da vacinação, exames e manejo adequado de patógenos zoonóticos.
Os médicos veterinários são os únicos profissionais qualificados para prevenir, diagnosticar e tratar doenças zoonóticas que afetam os humanos, e 75% desses problemas surgem na fauna silvestre.
O papel principal de um veterinário na saúde pública é:
– Diagnóstico, controle e monitoramento de zoonoses; sendo esta a mais importante.
– Investigações sobre a epidemiologia de doenças não infecciosas em animais em comparação com os humanos;
– Troca de informações entre pesquisas médicas humanas e veterinárias;
– Investigação de substâncias potencialmente tóxicas.