top of page

Segurança

Nossa Cidade - Nosso Povo - Meu Compromisso

Os municípios devem promover a segurança com o planejamento urbano e desenvolver programas sociais e serviços públicos que desestimulem a violência. 

Arma pessoal

Como os municípios podem investir em segurança pública?

As prefeituras podem aumentar a segurança instalando equipamentos públicos como câmeras e iluminação, bem como criando guardas municipais para monitorar espaços públicos e garantir o cumprimento das regras de trânsito e a proteção de bens, instalações e serviços. A gestão municipal deve investir em planos de segurança que atendam às demandas da comunidade, dando às pessoas diretamente afetadas voz no processo e protegendo suas preocupações mais importantes.

Antes de realizar ações para melhorar a segurança do município, os gestores municipais devem entender o que se passa no município e como funciona a região, por exemplo, criar canais de comunicação direta com a população, como audiências públicas ou uma plataforma online para sugestões junto a comunidade sobre a criminalidade e como agir para combatê-la.
Assim, o município analisa os principais problemas encontrados na gestão da segurança pública e distinguir aqueles que podem ser solucionados com recursos locais.

Incluir a sociedade civil 

Todos os cidadãos têm o direito de se sentirem seguros e protegidos enquanto realizam as atividades diárias, o que torna a segurança pública crucial. O município pode sempre contar com a  participação da sociedade civil no processo. O Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), os Fóruns Municipais de Segurança Pública e os Gabinetes de Gestão Integrada (GGIM) são algumas das organizações que podem ajudar a fazer isso. As medidas também podem ajudar a avaliar nossa segurança contra ameaças potenciais. Outra forma de os municípios atuarem na segurança pública é ter uma presença de segurança, como policiais e guardas municipais, que podem aumentar a sensação de proteção dos cidadãos.
bottom of page